quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SMASHING PUMPKINS: SIAMESE DREAM

Siamese Dream foi o segundo álbum dos Smashing Pumpkins, lançado em 27 de Junho de 1993. Aclamadíssimo pela crítica e pelo público, o disco já vendeu mais de 4 milhões de cópias dentro dos EUA e mais de 6 milhões mundo afora. O sucesso rendeu a banda duas indicações ao Grammy do outro ano, nas categorias de "melhor álbum de música alternativa" e "melhor performance de Hard Rock". 

O período de gravação em si foi muito difícil para a banda, pois o baterista Jimmy Chamberlin havia caído profundamente no vício de heroína. Isso afetava tanto a produção, que a banda optou por gravar o álbum longe de Chicago, pois assim Chamberlin teria maior dificuldade para alimentar seu vício. Mesmo assim, Jimmy literalmente sumia por dias durante o processo de gravação de Siamese Dream. Billy Corgan estava sofrendo de uma profunda depressão na época, além do bloqueio criativo. Por isso, resolveu fazer sessões de terapia não só para ele, como também para os demais integrantes já que James Iha e D'arcy acabavam de romper um relacionamento e se desentendiam constantemente. As consultas à terapeuta foram registradas em vídeo, e lançadas como material extra em Vieuphoria cerca de dois anos depois. Essas consultas tiveram conseqüência na inspiração de Billy Corgan para compor a maioria das letras de Siamese Dream, que falam sobre seu passado conturbado e suas diversas inseguranças. 
Dado o perfeccionismo de Billy Corgan, as sessões de gravação para Siamese Dream duravam cerca de 16 horas por dia, o que levou a banda a uma enorme exaustão e fez com que os quatro depositassem toda sua esperança no álbum. Caso este fracassasse, o futuro da banda estaria ameaçado. Outro fator para piorar toda a situação, a banda sofria a enorme pressão de ser o "novo Nirvana", devido o promissor e aclamado pelos críticos mas com pouco sucesso comercial, Gish.  

Siamese Dream tem ao todo 13 canções sendo que 4 deles viraram singles. Todas as músicas são creditadas à Billy Corgan, menos Soma e Mayonaise que foram creditadas a eles Corgan e à James Iha.
  1. Cherub Rock (primeiro single do álbum): tenho de admitir que essa é uma das músicas favoritas da banda. Curiosamente, Cherub Rock foi uma das últimas canções escritas para o Siamese Dream. Nela, Corgan põe suas impressões, o que pensa sobre a comunidade Indie Rock e a mídia em geral naquele momento.
    Capa do single Cherub Rock
  2. Quiet: a fita demo de Siamese Dream tinha o nome "Quiet and other songs", indicando que Quiet possui um tema constantemente presente no álbum. Nessa canção, Corgan fala sobre infância complicada e extremamente difícil. 
  3. Today (segundo single do álbum): primeira música composta para o álbum e provavelmente a música mais conhecida da banda (aquela que os posers só conhecem). Canção altamente sarcástica, Today reflete o estado de espírito do vocalista Billy Corgan, que estava muito deprimido quando ele escreveu. Corgan estava em terapia, que estava sofrendo de bloqueio criativo e lutando com as expectativas de que Smashing Pumpkins seria o próximo Nirvana. O vídeo é extremamente marcante. Nele Corgan se veste como vendedor de sorvete e dirige o carro da companhia (simplesmente foge com ele) numa estrada e no meio do caminho acha os outros integrantes da banda.   
    Capa do single Today
  4. Hummer: nessa canção, Corgan diz talvez a verdadeira felicidade está no momento em que a sua miserável e você ver alguém que você ama, que faz você se sentir melhor, mesmo para esse pequeno momento. 
  5. Rocket (quarto e último single do álbum): essa música fala sobre fugir desse mundo. Ir para um lugar mais calmo, sem confusão e mentiras. O vídeo é emblemático e mostra 3 crianças montando um foguete com sucatas para poder fugir do mundo. 
    Capa do single Rocket
  6. Disarm (terceiro single do álbum): uma possível interpretação dessa canção é que ela fala sobre aborto. Nela, há um casal que está decidindo se deveriam ou não abortar o bebê. A banda tocou essa música no VMA 94. A guitarra de Corgan quebrou duas cordas DURANTE a performance mas mesmo assim a banda continuou. 
    Capa do single Disarm 
  7. Soma: essa canção fala sobre o rompimento entre Corgan e sua namorada da época Christine Fabine (que anos depois viria se casar com Billy mas se separou dele). Em Soma, Billy Corgan fala o que ele estava sentindo no momento pós-rompimento. 
  8. Geek USA: uma música extremamente complexa mas o significado mais provável é que fala sobre o desapego em famílias modernas.
  9. Mayonaise: outra canção que fala sobre a difícil infância que Corgan teve. É a música que melhor define o estilo dos Pumpkins e que, por uma larga vantagem, venceu uma votação de melhor música do grupo.
  10. Spaceboy: Corgan escreveu essa música em homenagem à seu irmão que tem uma rara doença genética. 
  11. Silverfuck: sobre um homem que muda tudo que ele faz e seu para atender às necessidades de uma menina, apenas para perceber que ele está mentindo para si mesmo, e está, essencialmente, dando um tiro na sua própria cabeça.
  12. Sweet Sweet: canção de apenas um minuto e meio e que fala sobre a agonia, sofrimento que Corgan estava sofrendo no período Siamese Dream. 
  13. Luna: é uma música de amor. No início o cara quer saber tudo sobre a garota e depois ela cai perdidamente em amores por ela. 

Como grande fã da banda, Siamese Dream é o melhor trabalho dos Smashing Pumpkins sem dúvidas, apesar que seu sucessor, Mellon Collie And The Infinites Sadness tenha tido maior sucesso comercial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário