A banda era formada pelos irmãos Gallagher (Liam - vocais - e Noel - guitarrista principal, backing vocal e compositor de TODAS as canções), Paul "Bonehead" Arthurs (guitarra rítmica), Paul "Guigsy" McGuigan (baixo) e Tony McCarroll (bateria). Ironicamente, apesar de ser o "grande chefe" da banda, Noel Gallagher foi o último membro a se juntar: Liam, Bonehead, Guigsy e Tony tinham uma banda. Falando literalmente, a banda não era boa. Enquanto isso, Noel estava em uma turnê com uma banda chamada Inspiral Carpets. No final dessa turnê, Noel foi ver a banda de seu irmãozinho Liam. Não gostou do som mas viu em Liam uma incrível presença de palco e com as letras compostas a tempos, podiam ter um grande sucesso. Noel então pediu para entrar na banda, dizendo que os quatro precisavam dele, mas com apenas uma condição: se ele tivesse total controle criativo da banda.
Definitely Maybe tem ao todo 11 canções, sendo que 5 delas se tornaram singles:
- Rock 'n' Roll Star: de todas as 11 músicas, essa tinha que ser a primeira do álbum. Fala sobre as aspirações, que se tornarão astros de rock. Também alfineta as pessoas que não ligavam para eles por não serem famosos e também aqueles que zombavam por tentar seguir seus sonhos. Essa música pode ser uma, dentro de algumas, que define a "atitude Oasis": confiantes no seu sucesso, chegando ao ponto de serem arrogantes.
- Shakermaker (segundo single do álbum): definitivamente a música mais psicodélica desse disco. O riff inicial é o mesmo que uma música dos anos 1970, 'I'd Like to Teach the World to Sing (in Perfect Harmony)" pelos The Hillside Singers. A letra fala um pouco sobre o tempo de adolescente de Noel, de forma bem psicodélica, mostrando uma influência óbvia dos Beatles.
Capa do single Shakermaker - Life Forever (terceiro single do álbum): é, sem dúvidas, a melhor música do álbum e discutivelmente a melhor de todas do Oasis. A letra é simplesmente fantástica, os arranjos musicas são incríveis e Liam Gallagher teve uma de suas melhores atuações. Noel, disse em entrevistas que compôs a música no auge do grunge: ele havia ouvido uma música do Nirvana chamada "I Hate Myself And I Want To Die". Ele não engoliu a mensagem extremamente "negativa" de Kurt Cobain e até achou hipócrita a canção já que Kurt batalhou tanto para chegar ao sucesso e compôs LF em uma espécie de resposta. Não basta fazer uma análise mais profunda para perceber que Life Forever é justamente oposta à música do fenômeno grunge: preza a vida, o bem do viver. Uma das canções favoritas dos fãs, também foi o primeiro single do Oasis que realmente "chamou atenção do público".
Capa do single Live Forever - Up in the Sky: segundo Noel, a música é sobre figuras de destaque na Inglaterra na época, que não tinham ideia de como as coisas estavam sendo sentida pelas pessoas. Impressionante, assim como em Shakermaker, as semelhanças com os Beatles.
- Columbia: diferente que muitos pensam, essa música não é sobre cocaína. O nome Columbia veio porque a banda estava ensaiando mas não conseguia pensar no nome para música. Eles estavam em um hotel chamado "Columbia" então puseram esse nome. É para Bonehead sua música favorita para ser tocada ao vivo. Columbia foi também a primeira demo da banda a ser tocada numa rádio. A Rádio BBC tocou 19 vezes a canção em um curto período de tempo, o que fez a popularidade da banda crescer.
- Supersonic (primeiro single do álbum): é a música que muitos dizem que "tudo começou"... É uma canção riffs que tem guitarra incríveis e uma pegada muito boa, característica da banda. A letra pode parecer sem sentido mas possuí um forte significado: ela faz um retrato da classe trabalhadora inglesa. Um bando de drogados, bêbados e o desespero de um futuro. Assim, Noel compõe sobre essa classe social (em que ele pertencia) e até no refrão "avisa" a pessoas para fazerem um esforço para sair dessa vida medíocre, senão acabarão sozinhos, bêbados (tanto que ele fala, "debaixo de uma cachoeira") e invisível perante o mundo. Segundo Noel Gallagher, é a sua canção favorita da banda. Ele diz que ele compôs a música no mesmo tempo que se dura (aproximadamente 5 minutos).
Capa do single Supersonic - Bring It On Down: outra canção que fala sobre a vida na classe operária. Mostra um sentimento rebelde dela. Há um espírito de revolução por de trás.
- Cigarettes & Alcohol (quarto e último single do álbum): outra um das favoritas entre os fãs, a música tem uma pegada mais "selvagem", com mais "rebeldia". Cigarettes & Alcohol fala sobre o frequente uso de cigarros, álcool e drogas em geral por parte da classe trabalhadora no intuito de ser uma válvula de escape para essa vida miserável e fútil. Como diz a letra, "you gotta make it happen!".
Capa do single Cigarettes & Alcohol - Digsy's Dinner: a música foi criada após uma sessão de estúdio bagunçada em que um amigo de Noel, Digsy (Peter Deary), estava cantando e o guitarrista na bateria. Digsy estava cantando sobre lasanha e fazendo piadas.
- Slide Away: a primeira das inúmeras canções de amor do Oasis. Costumo a dizer que em cada álbum tem pelo menos uma canção desse tipo, uma homenagem à mulher amada. Noel compôs Slide Away em homenagem à Louise Jones, namorada na época. Ele a descreve como sua "alma gêmea" e quando o término do namoro parecia inevitável, Noel escreve numa espécie de desabafo. Quando o casal terminou definitivamente, o compositor chegou a dizer em entrevista que nunca amaria novamente. Não se preocupem, Noel superou e se casou anos depois...
- Married With Children: única música com um som mais acústico. A canção fala sobre uma briga entre Noel e Louise, a mesma de Slide Away, pelo fato de que ela se irritava com o fato de que ele acordava no meio da madrugada para compôr.
Link com o vídeo oficial de Supersonic: http://youtu.be/BJKpUH2kJQg
Link com o vídeo oficial de Shakermaker: http://youtu.be/JUoVQ-kB7DQ
Link com o vídeo oficial de Live Forever: http://youtu.be/6qTPl5Do8mQ
Link com o vídeo oficial de Cigarettes & Alcohol: http://youtu.be/UJDK8X5K9mw
Chega a ser inegável a influência de Definitely Maybe não só na sociedade inglesa mas para todos os jovens da segunda metade da década de 1990. Quando você ouve pela primeira vez, você sente algo novo, assim quando provavelmente ouviu o Nevermind do Nirvana ou o Never Mind the Bollocks dos Sex Pistols. É impressionante ver a capacidade do Liam de conseguir, ao cantar, passar a mensagem da música, o sentimento que seu irmão, Noel, queria transmitir. Eu sei o que vou falar não é extremamente aceito para maioria mas penso que esse foi o melhor trabalho do Oasis, até mesmo o aclamadíssimo (What's The Story?) Morning Glory.
Espero que vocês tenham gostado do meu primeiro texto para o blog, comentem o que vocês acharam. :D :D :D
muito bom lek
ResponderExcluirgostei